top of page
  • Foto do escritorIate Hotel

Conheça os pontos turísticos mais visitados no centro de Florianópolis

Atualizado: 6 de set. de 2021

O Centro de Florianópolis é um lugar versátil, que reúne a arquitetura clássica com construções modernas e que oferece uma série de atrativos para seus visitantes. Veja os mais visitados no post.


Mercado Público de Florianópolis
Mercado Público de Florianópolis

A capital catarinense não tem só praia a oferecer, principalmente no centro, que reúne alguns dos atrativos da cidade. As vantagens dos pontos turísticos no centro de Florianópolis são a proximidade com os hotéis, o comércio variado e a possibilidade de conhecer mais de um local a pé, em um só tour pela região. Vamos a eles? Continue lendo e planeje seu passeio.


Mercado Público de Florianópolis

Com mais de 120 anos de história, o Mercado Público de Florianópolis conta com duas alas de lojas, com destaque para roupas e calçados na ala norte, e peixarias, açougues, empórios e bares na ala sul. Trata-se de um dos mais movimentados pontos de encontro da cidade, tanto para moradores quanto para visitantes. Um incêndio em 2005 destruiu toda a ala norte, que passou por uma reconstrução e modernização logo em seguida.


Praça XV de Novembro

A Praça XV de Novembro ou Praça da Figueira é o marco da fundação da antiga Vila de Nossa Senhora do Desterro, que deu origem à cidade. A praça conta um pouco da história do estado de Santa Catarina, tanto nos monumentos Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai, como nos bustos, na calçada e nas edificações à sua volta.


Está no coração do centro, cercada pela Catedral Metropolitana, o Museu Cruz e Souza e o Museu Vitor Meirelles. A praça é palco para feiras artesanais, manifestações culturais, procissões religiosas, ensaios de escolas de samba, entre outras atividades. Vale a pena se programar para uma delas.


Memorial ao Miramar

Em um passeio pelo centro de Florianópolis não pode faltar uma visita à Praça Fernando Machado, onde está localizado o Memorial Miramar. É um monumento que homenageia o Trapiche Municipal Miramar, fundado nas proximidades da Praça XV de Novembro em 1925 para o embarque e desembarque de passageiros de barcos que faziam a ligação marítima entre a ilha e o continente.


Para conhecer melhor o lugar, à frente do monumento, estão dispostos dois painéis que contam um pouco da história local


Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa

O Museu Histórico de Santa Catarina está localizado no prédio do antigo Palácio Rosado, que antes servia como sede do governo do estado. Além do legado histórico, a parte externa conta com dez estátuas de figuras importantes como o padroeiro do estado de Santa Catarina.


O museu exibe esculturas, quadros, entre outras obras de artes vindas de todas as partes do mundo.


Catedral Metropolitana de Florianópolis

A Catedral Metropolitana de Florianópolis foi inaugurada em 1678 pelos bandeirantes que fundaram a cidade. Tem como devota, Nossa Senhora do Desterro, que deu nome à vila que viria a se tornar Florianópolis anos mais tarde.


O edifício é um patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município e já passou por restaurações. Hoje, recebe visitantes e devotos diariamente, além das missas aos sábados, domingos e quintas-feiras. Também realiza procissões e eventos católicos como a Missa de Ramos.


Avenida Beira-Mar

A Avenida Beira-Mar Norte, como é chamada a Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, é um passeio obrigatório para quem visita a capital catarinense. Ao longo dos 7 quilômetros de extensão, você vai ver pessoas fazendo caminhadas, manobras no skate, andando de bicicleta na ciclovia (inclusive é possível alugar na orla para o ciclismo) ou fazendo exercícios.


Avenida Beira Mar Norte Florianópolis

Como a água do mar na região ainda passa por despoluição, não é possível tomar um banho de mar ou fazer algum esporte aquático, mas mesmo assim vale o passeio, que pode terminar em um dos bares da região.


Prédio da alfândega

O Prédio da Alfândega abriga hoje a Galeria do Artesanato com cerca de 150 artesãos que expõem diversos tipos de trabalho, entre esculturas, produtos em couro, roupas, calçados e obras de arte. O lugar, construído em 1875, mistura o estilo neoclássico da arquitetura com as novas construções da região.


Nas proximidades, encontram-se ainda algumas feiras de hortifrútis e produtos coloniais que ocorrem em dias alternados.


Mirante do Morro da Cruz

Mirante do Morro da Cruz - Florianópolis

Certamente os mirantes são umas das melhores maneiras do viajante se deleitar na beleza estonteante da Ilha. Por isso, o Mirante do Morro da Cruz é um dos mais requisitados pontos turísticos de Florianópolis, além de super fácil acesso, localizado no centro da cidade e que oferece uma vista sem igual da capital catarinense. Um verdadeiro cartão postal que nos revela o equilíbrio da metrópole entre natureza e urbanização.

Mirante da Praia Mole

O Mirante da Praia do Mole também vale muito a pena a visita, com uma visão panorâmica da Lagoa da Conceição. Belíssimo local para quando estiver na Praia do Mole, garantir a sua foto da lagoa mais famosa de Floripa e ainda curtir um pôr do sol de um laranja inigualável.



Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é um local perfeito para quem quer experimentar bons restaurantes e que curte a noturna, apesar de também ser uma ótima pedida ao entardecer, quando a Avenida das Rendeiras (na direção oposta ao centro), se põe repleta de transeuntes e praticantes de esporte ao ar livre. E mesmo que você não goste muito dos esportes, a Lagoa também é o seu lugar, porque conta com um maravilhoso gramado de frente a Lagoa, onde você pode fazer um piquenique ou simplesmente apreciar a bela paisagem. Além de oferecer um ambiente super agradável com barzinhos que distribuem as suas mesas ao ar livre.



Costa da Lagoa
Costa da Lagoa da Conceição - Florianópolis

Com acesso pelas trilhas ou barcos que saem do centro turístico da Lagoa da Conceição (R$15,00 ida e volta de barco), a Costa da Lagoa é um conjunto de pequenas vilas que possuem restaurantes agradáveis à beira da lagoa, cachoeiras e outras atividades em meio à muita natureza. Com uma vizinhança bastante pacata na baixa temporada, o local nos reserva muita tranquilidade e convida a desacelerar o ritmo do dia a dia. OBS: Os valores do barco podem alterar sem aviso prévio.



Seja a passeio ou a trabalho, se tiver tempo, não deixe de dar uma volta pelos pontos turísticos do centro de Florianópolis. Há programas para todos os gostos, restaurantes com comidas típicas e contemporâneas, bares e casas noturnas, entre outras opções de lazer. O que não pode é visitar a cidade e não conferir as possibilidades.


E claro, para sua hospedagem, escolha o melhor hotel do centro da capital catarinense, faça a sua reserva no Iate Hotel Florianópolis.


Iate Hotel - Centro de Florianópolis

Para Maiores informações e reservas entre em contato.

Telefones: (48) 3212-0700 (48) 99160-5885 Rua Silva Jardim, 830 - Centro, Florianópolis - SC - Cep: 88020-200

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page